Dúvida: Ainda não sei como e quando usar "Usted" e "Tú"...

Sei que Usted é usado para tratamento formal, e para informal, mas muitas vezes conversando com alguns amigos do chile ... eles geralmente me tratam com a conjugação "es"... Ex: "Es muy simpatica", ou seja, me tratam com a formalidade do Usted, mesmo nós sendo amigos. Por isso ainda tenho alguma dúvida com relação a isso. Queria saber se então, utiizar o pronome Usted com amigos, é algo "normal"? E também gostaria de saber se usar o com aguém que conheço há pouco tempo seria uma certa "falta de respeito"..?

1 Resposta

Olá Carolina,

Este é um tema um tanto complexo porque depende de muitos fatores como a cultura, o nivel educacional e do ponto de vista de cada pessoa. De forma geral usamos "tú" para o tratamento informal e "usted" para o formal.

Chegando a tua dúvida, muitos chilenos usam "usted" e suas correspondentes formas quando querem dar um trato afetivo, carinhoso à pessoa, é comum que muitos casais se tratem de "usted" como uma forma carinhosa de relacionar-se. Então teus amigos estão querendo ser amáveis contigo, isto é algo bem específico do Chile.

Como tratar a uma pessoa vai depender da situação e do que cada pessoa nos permita, recomenda-se sempre um uso formal da língua, se a pessoa posteriormente nos diz que podemos tratá-la de "tú", então vamos mudando o discurso.

Aprenda hoje

Pasarse de la raya
Passar dos limites
Significa ir além do que é necessário, ou é permitido.
mais...