Quando se escreve "a" com "h" e sem "h" em espanhol?

Bom dia a todos.

Gostaria de saber quando podemos escrever a letra "a" com "h" e sem "h" em espanhol?

Existe alguma regra para isso? Se tiver, agradeço a que possa me explica.

Obrigadoo.

1 Resposta

Olá, como vai?

Bom... existem três palavras homófonas (palavras que possuem o mesmo som, com grafia e sentidos diferentes) em espanhol com som de [a], são elas: "a", "ha" e "¡ah!"

1. "a" é uma preposição que se escreve sem "h".

Exemplo: Voy a la fiesta de Pedro.

2. "ha" é a terceira pessoa do singular do presente de indicativo do verbo "haber". No uso atual esta forma somente é usada como verbo auxiliar nas formas compostas, portanto sempre vai seguida de um particípio.

Exemplo: Él ha sido un buen amigo siempre.

3. "¡ah!" é uma interjeição usada para expressar admiração, surpresa ou pena. Escreve-se entre sinais de exclamação.

Exemplo: ¡Ah, qué buen fin de semana pasamos!

As dúvidas e os erros ortográficos são provocados pelas duas primeiras palavras: "a" e "ha". Para saber qual é a forma correta podemos aplicar esta regra:

- Se permite a letra "n", então permite a letra "h", entenda o que estou querendo dizer com isto:

Podemos mudar o número da forma singular "ha" para a forma plural "han" no caso de tratar-se do verbo "haber", mas não podemos fazer isso no caso da preposição "a" porque esta é invariável. Exemplos:

- Ella ha visto un tiburón. / Ellas han visto un tiburón. (ambas são corretas)

- Vivo a dos cuadras de aquí. (correta) / Vivo an dos cuadras de aquí. (incorreta)

Espero que minha explicação seja de ajuda e aclare sua dúvida.

Estou à disposição.

Aprenda hoje

Pasarse de la raya
Passar dos limites
Significa ir além do que é necessário, ou é permitido.
mais...