Os melhores livros para aprender espanhol sozinho

Qual é o melhor livro para aprender espanhol? Será que existe o melhor livro para aprender? Que livro usar para aprender espanhol?

Encontrar um bom livro para estudar, pode ser um ótimo caminho para quem quer ficar fluente no idioma, estudando sozinho, mas também pode ser uma dor de cabeça já que o mercado de livros em espanhol é gigantesco. Por este motivo, no presente artigo reuni informações dos melhores livros, para você encontrar um que seja o seu perfil e comece a aprender o idioma espanhol, ainda hoje. Esta lista também pode ser útil para professores que procuram materiais para começar a ministar aulas como autônomos. Bons estudos!

Cursos de de espanhol - Livros

Para alunos de 6 a 12 anos:

 "Recreo: español para niños" editorial Santillana. 

"Recreo, español para niños" é um curso que apresenta a língua espanhola aos alunos de forma divertida, com música e atividades recreativas que desenvolvem as quatro habilidades: ler, falar, ouvir e escrever. Este material vem acompanhado de um caderno de exercícios, um CD de áudio com as músicas e sua versão karaoke, adesivos e mini-glossário interativo. Tem 4 níveis.

 "Clave de sol" editorial enclave ELE.

"Clave de sol" é um curso destinado a crianças a partir de 7- 8 anos que desejam aprender espanhol como língua estrangeira. Trabalha a comunicação através de histórias e atividades recreativas. Este material tem 3 níveis com 15 unidades temáticas cada um. Vem acompanhado de um caderno de exercícios, um CD de áudio e vídeos.

 "Un, dos, tres ¡ya!" editorial enclave ELE.

"Un, dos, tres ¡ya!" é um curso destinado a crianças de 6 a 8 anos que desejam aprender o espanhol como língua estrangeira. Personagens engraçados guiam o aluno através de atividades recreativas. Propõe usar muitas músicas, rimas e jogos. Este material tem 2 níveis.  Vem acompanhado de um caderno de exercícios, um CD de áudio e caixa com cartazes temáticos e cartões de vocabulário.

Para alunos de 13 a 18 anos:

"Prefiero español" editorial Santillana.

“Prefiero español” é um curso que tem 3 níveis, dirigido á formação global do estudante iniciante, com ênfase no desenvolvimento da suas habilidades de leitura e escritura em língua espanhola. Acompanha CD-ROM.

"Ventana al español" editorial Santillana.

"Ventana al español" é um curso que apresenta vários gêneros textuais com a finalidade de desenvolver as quatro habilidades linguísticas: ler, escrever, ouvir e falar. Tem 4 níveis com 24 gêneros textuais diferentes para expandir o repertório dos alunos com atividades de compreensão e produção. Acompanha uma Plataforma Social.

 "¡Fiesta!" editorial enclave ELE.

"¡Fiesta!" é um curso destinada a jovens a partir de 14-15 anos que começam a estudar o espanhol como língua estrangeira. Apresenta os conteúdos comunicativos mediante um grupo de adolescentes de diferentes países que vão descobrir juntos o mundo do espanhol. O livro tem 2 níveis e um glossário traduzido a 5 idiomas. Acompanha CD-ROM.

Para jovens e adultos:

"Nuevo ELE" editorial sm  ELE.

"Nuevo ELE" é um curso que tem 3 níveis (inicial, intermediário e avançado). Curso comunicativo de espanhol dirigido a estudantes adolescentes e adultos com o objetivo de ajudar ao alumno a alcançar um grau de competência linguística e comunicativa. O livro está estructurado em três blocos, cada um deles formado por cinco leções mais outra de revisão. Acompanha CD-ROM e caderno de exercícios.

"Español lengua viva" editorial Santillana. 

"Español lengua viva" é um curso dirigido a estudantes jovens e adultos. Tem 3 níveis (A1-A2, B1, B2 e C1) que seguem o  novo "Plan curricular del Instituto Cervantes". Cobre 120 e 180 horas de aula. Segue as orientações do "Marco Común Europeo de Referencia". Tem como objetivo a adquisição da competência comunicativa ligada a conteúdos culturais e socioculturais do ámbito da língua espanhola.

"En acción" editorial enclave ELE.

"En acción" é um curso que tem 4 níveis. Sua abordagem está orientada para a acção. Os conteúdos foram selecionados partindo do "Plano curricular do Instituto Cervantes", as orientações do "MCER" e a proposta de "Aula Virtual de Español (AVE)". Centra-se no trabalho em equipe e na toma de decições conjuntas que afetam a realização de tarefas finais, já que enxerga o aluno como um ser social.

"Nuevo Ven" editorial Edelsa.

"Nuevo Ven" é um curso para adolescentes e adultos que tem 3 níveis. Seu conteúdo aplica as recomendações do "Marco común europeo de referencia" e as diretrizes do "Plan Curricular del Instituto Cervantes". Extenssão digital: em "Sala de profesores" o professor dispõe de recursos complementários gratuitos da coleção Nuevo Ven. Os alunos encontrarão material de apoio gratuito da coleção em  "Zona de estudiante".

 "Aula internacional" editorial Difusión.

 "Aula internacional" é um curso que tem 5 níveis. Introduz ao aluno na língua espanhola de forma sólida e eficaz usando ferramentas linguísticas, culturais e estratégicas para se comunicar e seguir avançando. Acompanha caderno de exercícios, resumo gramatical e CD-ROM.

 "Conexión: Curso de español para brasileños" editorial enclave ELE.

"Conexión: Curso de español para brasileños" é um curso que tem 2 níveis, seu método foi projetado para jovens e adultos que têm como língua materna o português. Acompanha CD-ROM e caderno de exercícios.

Para adultos área profissional:

"Bienvenidos: Español para profesionales del turismo" editorial enclave ELE.

"Bienvenidos: Español para profesionales del turismo" é um curso que tem 3 níveis. Foi projetado para aqueles que desejam dominar o idioma espanhol no contexto do turismo.

"Profesionales" editorial en clave ELE.

"Profesionales" é um curso que tem 2 níveis. É um método comunicativo de aprendizagem para jovens e adultos que desejam aprender o idioma espanhol com a finalidade de usa-lo no contexto profissional.

Gramáticas - Livros

"Gramática - Práctica del español" (María Antonieta) editorial enclave ELE.

Esta obra tem 3 níveis. Em cada lição se introduz o conteúdo gramatical em contexto, com apoio visual de imagens e explicações claras e simples. Posteriormente se oferecem exercícos para praticar a lição.

"Gramática en diálogos" (María de los Ángeles) editorial enclave ELE.

Esta obra tem 2 níveis. Apresenta as noções gramaticais em contextos reais, integrados à comunicação habitual. Tem as soluções ao final do livro.

"Gramática de español paso a paso" (Adrián Fanjul) editorial enclave ELE.

Foi projetada para estudantes brasileiros. Acompanha CD com exercícios gramaticais e respostas em áudio. Níveis básico e intermediário. 100 unidades curtas em espanhol, explicações claras e simples, comparações com o português.

"Dale a la gramática" (Carlos González) editorial enclave ELE.

É uma coleção de 3 níveis dirigida a estudantes jovens e adultos que desejam aprender espanhol como língua estrangeira e está adaptada ao "Marco común europeo de referencia". Exercícios variados e explicações simples e claras.

"Gramática básica del estudiante de español" (Rosario Alonso) editorial Difusión.

Oferece explicações claras e simples. Tem mais de 470 ilustrações que ajudam a entender os aspectos gramaticais tratados. Com mais de 370 exercícios para entender e assimilar as formas gramaticais, asim como para evitar os erros mais comuns. Tem as soluções dos exercícios e tabelas de verbos regulares e irregulares conjugados.

Dicionários 

- "Diccionario Santanilla para estudiantes" (Miguel Díaz y García Talavera) editorial Santillana.
- "Diccionario práctico del estudiante" (Real Academia Española) editorial Santillana.
- "Diccionario del estudiante" (Real Academia Española) editorial Santillana.
- "Diccionario hispánico de dudas" (Real Academia Española) editorial Santillana.
- "Diccionario Salamanca de la lengua española" (Universidad de Salamanca) editorial Santillana.
- "Pictodiccionario español - portugués"  editorial Santillana.

Verbos - Livro:

- "2020 verbos españoles formación y usos" editorial Santillana.

Livros para praticar para a Prova DELE:

¡Dale al DELE! editorial enclave ELE.

A coleção ¡Dale al DELE! é o material mais completo e semelhante aos exames oficiais para a preparação do exame DELE. Inclui instruções e estratégias para realizar as diferentes provas e tarefas. Ajuda aos estudantes a saber o que fazer em todo momento: como organizar o tempo, como e onde escrever as respostas, como devem ler, escutar e escrever e que informações devem buscar em cada tarefa. Níveis; A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Aprenda hoje

Pasarse de la raya
Passar dos limites
Significa ir além do que é necessário, ou é permitido.
mais...