Leísmo - Loísmo - Laísmo em Espanhol

» Segundo a Real Academia Espanhola os pronomes pessoais átonos de terceira pessoa "le, la, lo" e seus plurales "les, las, los" têm as seguintes funções:
Número Função de objeto direto Função de objeto indireto
Singular lo la le (se)
Plural los las les (se)
Acontece que em Madrid e outras zonas do centro de Espanha os erros no uso dos pronomes átonos são frequentes, nascendo assim o que é conhecido como: "leísmo, laísmo, loísmo".
» Leísmo: consiste em usar os pronomes átonos "le, les" como objeto direto quando o correto seria usar os pronomes "lo, la, los, las".

Existem três tipos de "leísmo":
1. Leísmo de pessoa masculino.
2. Leísmo de pessoa feminino.
3. Leísmo de coisas ou animais.

Existe ainda o chamado "leísmo de cortesía" que consiste em limitar o "leísmo" ao uso de "le" como objeto direto com a forma de "usted, señor, etc..." Ex: "Le atenderé en breve señor." no lugar de "Lo atenderé en breve señor."
1. Leísmo de pessoa masculino: consiste em usar os pronomes "le, les" como objeto direto quando se referem a nomes masculinos. Atualmente a Real Academia Espanhola admite o uso de "le" como objeto direto para referir-se a nomes masculinos, mas sugere evitar o uso de "les" no lugar de "los".
Exemplos:
A Pedro lo encontré en el teatro. (dar preferência a esta forma)
(Encontrei a Pedro no teatro.)

A Pedro le encontré en el teatro. (leísmo)
(Encontrei a Pedro no teatro.)
2. Leísmo de pessoa feminino: consiste em usar os pronomes "le, les" como objeto direto quando se referem a nomes femininos. A Real Academia Espanhola recomenda evitar o uso de "le, les" como objeto direto para referir-se a nomes femininos.
Exemplos:
A Carla la encontré en el teatro. (correto)
(Encontrei a Carla no teatro.)

A Carla le encontré en el teatro. (evitar)
(Encontrei a Carla no teatro.)
3. Leísmo de coisas ou animais: consiste em usar os pronomes "le, les" como objeto direto quando se referem a nomes de coisas ou animais. A Real Academia Espanhola recomenda evitar o uso de "le, les" como objeto direto para referir-se a nomes de coisas ou animais.
Exemplos:
Al perro lo vacunaron ayer. (correto)
(O cachorro foi vacinado ontem.)

Al perro le vacunaron ayer. (evitar)
(O cachorro foi vacinado ontem.)
» Laísmo: consiste em usar os pronomes átonos "la, las" como objeto indireto para referir-se a nomes femininos quando o correto seria usar os pronomes "le, les". A Real Academia Espanhola recomenda evitar o uso de "la, las" como objeto indireto para referir-se a nomes femininos.
Exemplos:
A María le gusta ir a la playa. (correto)
(María gosta de ir à praia.)

A María la gusta ir a la playa. (evitar)
(María gosta de ir à praia.)
» Loísmo: consiste em usar os pronomes átonos "lo, los" como objeto indireto para referir-se a nomes masculinos quando o correto seria usar os pronomes "le, les". A Real Academia Espanhola recomenda evitar o uso de "lo, los" como objeto indireto para referir-se a nomes masculinos.
Exemplos:
A Juan le ofrecieron un nuevo trabajo. (correto)
(A Juan lhe ofereceram um novo trabalho.)

A Juan lo ofrecieron un nuevo trabajo. (evitar)
(A Juan lhe ofereceram um novo trabalho.)